quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novidades no ar!


EDITORIAL
OS BLOGS E O EQUILÍBRIO NAS DESAVENÇAS E PELEJAS

Os blogs surgiram como diários on-line, uma idéia bem chatinha na verdade, mas logo se tornaram uma ferramenta nova e totalmente diferenciada de expressão das mais diversas idéias, e foi aí que a brincadeira ficou interessante. É impressionante a visibilidade em tempo real que você pode conseguir para suas opiniões simplesmente escrevendo em seu blog. De carona com esta visibilidade vem também a possibilidade de “ofender a honra” de empresas ou pessoas que, se sentindo prejudicadas, podem tentar calar a sua voz.

Qualquer usuário indignado com os palavrões, com a baixaria, e com as ofensas pode entrar na justiça e conseguir uma liminar que obrigue a retirada da comunidade dos comentários ou mesmo a retirada do blog do ar, sob pena de multa diária no valor a ser , se for o caso, estipulada. Outros preferem uma via menos traumática: denunciar ao provedor e hóspede do referido blog, os abusos porventura cometidos.

Mas, em contrapartida o blog – indignado – pode recomeçar com outro nome. Aí recomeça a maratona, talvez até com maior sucesso. Pode ser uma faca de dois gumes. Por quê? Porque ser contra quem quer que seja, ou qualquer assunto, faz parte do ser humano.

Dedilhando no teclado de cada computador, poderão estar pessoas indignadas contra a liberdade de expressão, que no anonimato, exageram e podem cometer injustiça é verdade. Portanto, censurar a Internet, pode se mostrar inviável e perigoso.

O fato é que o braço de ferro entre os usuários de blogs e os censores começou faz tempo. Agora, não seria muito mais inteligente se os envolvidos tirassem - de um aspecto muito negativo, às vezes, lições e reflexões para melhor nos pontos falhos?

Se o ofendido for inocente, tudo bem. Mas, se houver um fundo de verdade deve se preocupar e precaver-se com a publicidade negativa.

Enquanto isso, minha gente, vamos fazendo uma boa autocensura, evitando a utilização de palavrões, xingamentos e assuntos polêmicos, dos quais não possuem provas cabais.

Lembre-se: ninguém nunca está 100% seguro na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário